Veja o que acontece com o seu corpo quando comes bananas bem maduras e com pintas!


Um estudo japonês de 2009, publicado na Food Science and Technology Research, liderado pelos pesquisadores Haruyo Iwasawa e Masatoshi Yamazaki, relacionou os benefícios da banana madura com o combate ao cancro. De acordo com a pesquisa, quanto mais manchas tiver a casca da banana, mais citocina FNT estará presente na sua composição. FNT é o chamado Fator de Necrose Tumoral, libertada por células do sistema imunológico para o combate de células cancerígenas. A importância dela estar madura é que os antioxidantes existem em maiores quantidades. O amido vira açúcar, facilitando a digestão. De acordo com os pesquisadores, assim como a banana, a uva, a maçã, o abacaxi, a melancia e o caqui também possuem funções aprimoradas quando maduros, mas apenas a banana aumenta o número de células brancas no sangue em até oito vezes.

Porém, ainda há controvérsias sobre o estudo, que carece de fontes comprovadas. De acordo com o blog Skeptical Raptor, que contesta pesquisas científicas com o intuito de encontrar fraudes ou falhas argumentativas, é cedo para afirmar tal dado, já que apenas ratos foram testados. “Os autores não afirmam que bananas produzem FNT. O artigo, na verdade, não forneceu quaisquer provas convincentes de que, em humanos, bananas podem ter qualquer efeito sobre o sistema imunológico”, relatou o blog.

De qualquer forma, bananas maduras continuam a ser benéficas para a saúde por diversos outros motivos. Estima-se que cada banana de tamanho médio possua 3 gramas de fibra. A fibra é importante para a digestão, regulando as funções do intestino. São repositores de eletrólitos e possuem compostos probióticos, que contribuem com as bactérias benéficas do organismo. Além disso, o potássio, que é encontrado em grandes quantidades na banana, combate a retenção de líquidos e ajuda a manter a saúde muscular e do coração. Onze estudos publicados na revista Journal of the American College of Cardiology contribuíram para a confirmação dos benefícios do potássio contra os riscos de acidentes vasculares cerebrais e doenças coronárias.

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF