Nos meses de inverno e frio, os problemas mais frequentes são congestionamentos e resfriados. Nos todos sabemos que a medicina popular usa o Vick Vapor Rub para esses casos. Mas no entanto, o Vick possui em sua composição alguns produtos químicos que podem ser nocivos, como a cânfora sintética, terebentina e petróleo.

Se estiver procurando por um descongestionante mais natural, veja essa receita que utiliza eucalipto e hortelã-pimenta. Óleos essenciais para limpar e tornar a respiração mais fácil.

Mas não use essa mistura em crianças menores de 3 anos pois o uso do eucalipto ou do hortelã-pimenta pode ser prejudicial.

ÓLEO ESSENCIAL DE EUCALIPTO

O eucalipto é benéfico para os seios faciais. Pode ser usado no alívio de bronquite, asma e tuberculose. Ele aumenta a quantidade de oxigênio que o corpo absorve, aumentando a circulação e limpando o congestionamento.

ÓLEO ESSENCIAL DE HORTELÃ-PIMENTA


O óleo de hortelã pimenta dá uma sensação de arrefecimento, mas logo o mentol aquece a pele. A hortelã ajuda a limpar as passagens e o movimento dos fluidos no sistema linfático.
Além disso o hortelã pimenta pode regenerar e restaurar o sistema imunológico.

Além desses dois oleosa receita leva óleo de coco e cera de abelha, ambos para manter a consistência da mistura espessa e para garantir a permanência na pele por mais tempo. Aplicar óleo de coco no peito também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Ingredientes:
30 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
2 colheres de sopa de cera de abelha
30 gotas de óleo essencial de eucalipto
13 xícara e 1 colher de óleo de coco
12 gotas de óleo de vitamina (opcional)

Modo de preparo:

Adicione cera de abelha e óleo de coco em uma panela pequena e deixe em fogo baixo até misturar bem.
Depois retire e deixe esfriar por 1 minuto.
Acrescente então os óleos essenciais. Coloque em uma recipiente de lata com tampa ou em um frasco de vidro com tampa.

Fonte: Natural Homemade Vapor Rub Recipe